Páginas

Nos lugares inimagináveis, pessoas incríveis... - Por Warley Soares

 Mais um texto novinho de amigos por aqui. Esse é do meu parceiro Warley Soares, um amigo de longa data que não se perdeu no tempo e nem na inconstância. Para mim, ele é quase uma espécie rara de quem aprende e quer ensinar. 
 Não esqueçam de relembrar os textos dos meus outros amigos, nos links:






 Vez ou outra me surpreendo com pessoas incomuns, que nem imaginava que poderiam estar ali, sim, ali em qualquer lugar. Lugares que  em uma roda de papo entre uma conversa e outra acaba conhecendo gente que você não veria no dia-a-dia, e que deixam a vida mais deliciosa . Pessoas que vão além da estética, e essas são pessoas importantes. Nunca quero estar satisfeito em relação a isso. 
 A pouco tempo provei mais uma vez de uma estonteante  sensação,  uma sensação de vitalidade de gente que soube se reinventar, se refazer, e que fugiram de serem reféns da pobreza das ideias quando e quantas vezes foram necessárias. Pessoas que foram além do tempo e nunca envelheceram e sim ficaram idosos. 
 Eu costumo fazer uma distinção entre idoso e velho. Envelhecer não é ficar idoso, idoso é uma pessoa que tem bastante idade e velho é uma pessoa ultrapassada, e que acha que já sabe de tudo, que já conhece tudo e que não precisa mais saber. 
 E um exemplo de vitalidade foi um  simpático senhor de 92 anos que conheci. Ficamos  algumas horinhas jogando conversa pra lá e pra cá, e de cara me surpreendi como tão mente aberta esse senhor é.   
 Ele atuou a maior parte da vida como jornalista. Esse senhor,  tem uma bagagem de conhecimento incrível. Foi umas das pessoas mais inteligentes com quem já conversei.  O que é curioso que ele se desligou de conservadorismos e de doutrinas, e até porque, se ele fosse conservador e cheio de doutrinas seria muito normal.  
"Entre outras coisas é um idoso incomum". O incomum realmente atrai. 

 Fez uma auto-crítica, e como ele mesmo disse: "tenho quase um século de vida, e ainda tenho vitalidade e bastante independecia pra minha idade, faço coisas que ainda não tinha pensado, vou a lugares sozinho, ainda estudo e ainda tem gente que me pergunta pra que tanto esforço. Respondo que não é esforço algum, é prazer". Deixa claro que quer conhecer mais, quer saber mais, que partilhar mais, e não quer ser inútil, fútil, ou vazio. Logo é uma peça rara. 

 Um homem com tanta vivência e que é extremamente humilde. O que me impressionou mais foi que ele não usa sua vivência como uma forma de humilhação ao outro e sim como uma forma de semear, partilhar. Alguém como esse senhor que não envelheceu trasmite vida, trasmite vontade, persistência, resistência pra não sermos prisioneiros do mesmo,  e sempre nos refazermos quando necessário pra não entrarmos em monotonia. 

 Dentre várias coisas que aprendi, me fez relembrar de algo que não podemos esquecer: Devo semear o que sei, praticar o que eu ensino e ter humildade pra aprender. 
"Três virtudes essenciais pra que a gente tenha uma vida com equilíbrio e sucesso". 


E ai, que lição você tem tirado da vida, das suas escolhas e das pessoas?
Os links do Warley Soares são:

0 Opiniões:

Postar um comentário

Curtiu?

 

© Cantinho do Blog. Todos os direitos reservados.Imagens: Valfré